Buscar
  • C+M Comunicação

DMCard realiza captação de R$ 100 milhões, e Bookbuilding tem demanda superior em 3,6 vezes o volume

A DMCard, que tradicionalmente realiza captação de recursos por meio da emissão de debêntures, desta vez, optou pela emissão da Segunda Série de Cotas Seniores do FIDC DMCard, com o objetivo de dar maior visibilidade ao crescimento da empresa frente ao mercado de capitais. Para isso, também passou por um duplo processo de rating recebendo nota A- pela Fitch Ratings e AA- pela S&P Global.


A DMCard acaba de captar R$ 100 milhões. Um processo que teve início com um roadshow para aproximadamente 60 casas investidoras, tendo a XP Investimentos como o Coordenadora Líder da Oferta, e, das quais, 21 casas apresentaram suas propostas para aquisição de cotas do FIDC DMCard. Juntas, todas as ofertas recebidas somaram R$ 363 milhões, um valor 3,6 vezes maior do que a meta da empresa e uma variação acima do objetivo inicial raramente vista no mercado. Principalmente em um cenário econômico instável em que o país se encontra, a abundância de recursos reafirma a grande confiança na solidez da companhia.


(Divulgação)


“Normalmente, nossas captações se davam apenas por meio de emissão estruturada de debêntures. Tais estruturas têm comprovado que somos uma empresa extremamente sólida e garantido nosso crescimento acelerado. Por exemplo, no primeiro semestre de 2021, registramos um crescimento na movimentação nos cartões DMCard de 37%, bem acima de nossa média dos últimos anos, que já era agressiva, na casa dos 30% anuais”, conta Tharik Moura, Diretor Estratégico e CFO da DMCard.


Após o roadshow, a DMCard preparou um grande evento, o DMDay, no qual as casas convidadas pela XP Investimentos, na função de Coordenador Líder da Oferta, puderam conferir não apenas os resultados, os volumes, a estrutura e a capacidade da companhia, como também, maior entendimento sobre as excelentes notas recebidas por duas das maiores agências de classificação de risco do mundo. Pela Fitch Ratings, o FIDC DMCard recebeu a nota “A-“ e, pela S&P Global, a nota “AA-“.


“Os ratings mostram que a DMCard detém uma ótima qualidade de crédito e capacidade em honrar suas obrigações financeiras. Um dos fatores que impulsionaram nossa classificação foi a resiliência do nosso principal segmento de atuação, o varejo supermercadista, que conseguiu, por exemplo, atravessar de forma consistente até mesmo os períodos de maiores desafios e instabilidades ocasionados pelo surto do coronavírus”, destaca o executivo da DMCard.


O Processo de bookbuilding


O diretor comenta sobre as intenções apresentadas pelas 21 casas manifestando seu interesse de compra, que foram muito generosas, reforçando a confiança nos resultados da empresa. “Uma delas, chegou a apresentar um cheque de R$ 65 milhões, ou seja, um único cheque cobriria 65% de nossa meta de captação. Lembrando que de todos estes investidores, apenas 4 (quatro) já conheciam a operação da DMCard, outros 17 (dezessete) estiveram em contato conosco pela primeira vez. Temos confiança no trabalho desenvolvido ao longo dos anos e acreditávamos que teríamos êxito na Oferta, mas devo confessar que superou as expectativas mais otimistas”.


Para atender as melhores práticas de compliance da Oferta, houve a realização de um bookbuilding transparente e justo. Isso significa que cada uma das casas teve a chance de demonstrar interesse de compra de até R$ 100 milhões, e ao final do processo, cada investidor foi alocado de forma proporcional ao que seu interesse representava sobre o volume total da demanda recebida.


“Os recursos captados serão destinados para assegurar o elevado crescimento do Grupo, seja através da prospecção e parcerias com novas redes varejistas, como também, por meio da aquisição de carteiras de crédito de operações de varejo alimentar, que já somam 5 (cinco) nos últimos 2 anos.”, conclui Tharik Moura.


Sobre o Grupo DMCard


A DMCard nasceu em 2002 como uma administradora de cartões de crédito private label (o cartão de loja), setor em que é líder de mercado e crescendo em média 35% ao ano, nos último nove anos, e ultrapassando a marca de 4,2 milhões de cartões emitidos. Atualmente, está presente em 3.620 pontos de venda com 1 milhão de cartões ativos.

No entanto, desde 2019 começou a diversificar seus produtos financeiros oferecendo cartão de crédito bandeirado, conta digital e linhas de empréstimo, passando por uma transição em seu modelo de negócio e, hoje, atua como uma empresa de soluções financeiras.


Pessoas sempre foram prioridade na DMCard. A avaliação interna pelo E-NPS (Employee Net Promoter Score), indicador que mede o quanto os colaboradores classificam a empresa como um bom local para se trabalhar, alcançou um excelente resultado com índice 93 de satisfação. Além disso, na plataforma Glassdoor, a empresa está avaliada com a nota de 4,7 (em uma escala de zero a cinco), o que a posiciona em nota similar ou ainda mais alta do que as maiores e mais desejadas empregadoras do país.


Além do público interno, também conta com com ótimos índices na satisfação dos clientes. A DMCard é a única empresa de cartões que possui o selo RA1000, tem índice de satisfação no atendimento pelo call center de 94 e NPS (Net Promoter Score) atual de 74, índices que mostram um compromisso em também oferecer o melhor serviço para nossos parceiros e clientes.


Sempre atuando mais do que como uma instituição financeira, a DMCard se transformou em uma grande plataforma de serviços inclusivos. Por isso, para potencializar sua capacidade de atendimento a seus clientes, sejam varejistas (B2B) ou consumidores finais (B2C), a companhia vem há alguns anos seguindo uma agenda de aquisições e investimentos em outros negócios e, hoje, já se consolida como o Grupo DMCard.


Atualmente, entre empresas coligadas e investidas, grupo conta com a DMCard (instituição financeira e administradora de cartões), a Infocards (processadora de cartões), a Eldorado (braço de investimentos do grupo), a Infotec (tecnologia em sistemas de pagamento), a Capittale (fintech de antecipação a fornecedores) e a Propz (CRM e inteligência analítica para o varejo).


www.dmcard.com.br


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo